
Dr.ª Deise Arantes Pires
Endocrinologista Pediatra
O que é e do que trata a Endocrinologia Pediátrica?
O crescimento e o desenvolvimento dependem de fatores genéticos, hormonais e ambientais, que interagem desde a concepção até o final da puberdade. Desde a vida intrauterina, o embrião e o feto podem apresentar desordens endócrinas causadas por problemas na placenta, alterações genéticas ou disfunções de glândulas como a tireoide, hipófise, adrenais, ovários e testículos, resultando em doenças endócrinas.
Alguns destes transtornos podem ser identificados pelo rastreamento neonatal (o chamado “teste do pezinho”), como o Hipotireoidismo Congênito e a Hiperplasia Adrenal Congênita.
Como resultado de transtornos genéticos e hormonais, podem ocorrer problemas no desenvolvimento dos órgãos genitais externos e internos. Em meninos, o mais comum é a Criptorquidia (testículos fora da bolsa escrotal), Hipospádias (uretra que não chega à ponta do pênis) e a redução do tamanho do pênis. Em meninas, pode ocorrer fusão de pequenos lábios, orifício único na vulva e aumento do tamanho do clitóris.
A Baixa Estatura pode ocorrer devido à deficiência na produção de hormônio de crescimento, não sendo esta, entretanto, sua única causa. Cada caso merece um estudo detalhado e individualizado, com acompanhamento por gráfico de crescimento e avaliação da velocidade deste crescimento em relação ao alvo genético da família.
O Endocrinologista Pediátrico avalia, de rotina, o desenvolvimento puberal: o aparecimento de pelos pubianos e axilares, mamas, tamanho dos testículos e do pênis. A partir dessa avaliação, poderá diagnosticar a Puberdade Precoce ou o Atraso Puberal, e a necessidade ou não de intervenções medicamentosas.
Há também doenças causadas pela produção de anticorpos contra as próprias células, como a Tireoidite de Hashimoto, o Hipertireoidismo e a Diabetes Mellitus tipo 1 (causado pela destruição das células beta do pâncreas, produtoras de insulina, com consequente aumento da glicose no sangue).
A Obesidade pode se apresentar muito precocemente na vida da criança devido a fatores genéticos e ambientais, sendo capaz de resultar em comorbidades, como o aumento da resistência à insulina, Diabetes, Hipertensão Arterial, Dislipidemia, Esteatose Hepática, problemas respiratórios e ortopédicos.
A Endocrinologia Pediátrica também trata de várias Síndromes Genéticas, como as síndromes de Turner, Klinefelter, Noonan, Down, Prader Willi, dentre outras.
Todas as situações mencionadas merecem acompanhamento e, em alguns casos, tratamento adequado. As disfunções que ocorrem no organismo em desenvolvimento têm, muitas vezes, causas e consequências bem diferentes das que acometem o adulto.
Por esta razão, temos a especialização em Endocrinologia Pediátrica para abordar e tratar deste período da vida, que vai da infância à adolescência, requerendo do especialista habilidade especial e domínio em duas áreas de conhecimento: Pediatria e Endocrinologia.